Arquivo de Estudo

Transtornos Psiquiátricos em Idosos

A abordagem em Saúde Mental no indivíduo com mais de 60 anos de idade não é a mesma dos mais jovens. Ao passar das décadas, doenças orgânicas provocando sintomas psiquiátricos acabam se tornando cada vez mais frequentes. Isso faz com que a investigação desses sintomas seja mais complexa e que, muitas vezes, demande exames laboratoriais e de imagem. Ou seja, os Transtornos Psiquiátricos em Idosos formam um mosaico complexo que merecem atenção de um especialista.

Entre os transtornos mentais mais comuns no idoso, encontra-se a depressão. O quadro clínico é semelhante ao de um paciente mais jovem, mas a abordagem diagnóstica não é a mesma. A investigação do idoso demanda exames complementares, revisão do esquema terapêutico usado para outras comorbidades possíveis, avaliação do sono e podem ser necessários exames de imagem, como ressonância magnética. É importante investigar todas as possíveis causas para um tratamento integral e uma melhor resposta terapêutica.

 

 

O tratamento no paciente dessa faixa etária também é diferenciado – é importante a avaliação de um psicogeriatra para decidir quais medicações podem ser usadas em cada paciente levando em conta outras doenças e efeitos colaterais. É importante que sejam levados em consideração as doenças clínicas existentes no paciente, pois fatores como redução de função renal ou problemas no metabolismo do fígado podem diminuir a segurança do uso de algumas medicações. Algumas medicações, inclusive, não devem ser prescritas em pacientes idosos.

Outra particularidade do acompanhamento psiquiátrico no idoso é a possível presença de quadros demenciais, que podem ser a causa de sintomas psiquiátricos. Na demência de Alzheimer, por exemplo, podem estar presentes delírios de roubo, nos quais o paciente, por lacunas em sua memória, se convence de que seus objetos pessoais estão sendo roubados. A avaliação especializada é fundamental para diferenciar esses delírios de um quadro orgânico primário, pois o tratamento de um delírio por demência não é o mesmo de um delírio por um quadro psicótico primário. Outros sintomas como quadros de extrema agitação, agressividade, alucinações ou insônia também podem ter causas orgânicas e demandam a experiência de um psicogeriatra.

Para mais informações sobre Transtornos psiquiátricos em idosos, com especificação em algum transtorno específico, visite nossa página de blogs. Para informações sobre demência de Alzheimer, clique aqui. 

Autora:

Dra. Ana Flávia Machado

Médica formada pela UFPR, Psiquiatra formada pela UNICAMP e Psicogeriatra formada pela UNIFESP.

Doença de Parkinson causa psicose?

Para tentarmos responder se a doença de Parkinson causa psicose, é importante entender um pouco da doença. A doença de Parkinson idiopática vai muito além

Antidepressivo: Venlafaxina

O que é o antidepressivo venlafaxina? É um antidepressivo da classe inibidor seletivo de recaptação de serotonina e noradrenalina. A dosagem terapêutica vai de 75mg-300mg,

× AGENDAR CONSULTA