Arquivo de Estudo

Antidepressivo: Venlafaxina

O que é o antidepressivo venlafaxina?

É um antidepressivo da classe inibidor seletivo de recaptação de serotonina e noradrenalina. A dosagem terapêutica vai de 75mg-300mg, porém inicia-se o tratamento por sete dias com um comprimido de 37,5mg para minimizar efeitos colaterais de introdução.

Qual é a indicação?

A Venlafaxina é indicada para transtornos depressivos e transtornos ansiosos, como Transtorno de Ansiedade generalizada. Também é utilizada no tratamento de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e no Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).

Quais os riscos?

Toda medicação tem riscos. No caso da Venlafaxina é importante lembrar que não é compatível com a gestação, devido ao risco de possíveis malformações. Não é recomendado para crianças e adolescentes. A dose para pacientes com problemas renais ou de fígado deve ser reduzida, de acordo com a gravidade da doença. Não deve ser usado em pacientes acometidos por glaucoma.

Quais são os efeitos colaterais?

Entre os efeitos colaterais mais comuns, encontram-se insônia, dores de cabeça, náusea, constipação e aumento de suor. Pode acontecer perda de peso, alterações da libido e coração acelerado. Pacientes com Transtorno Afetivo Bipolar podem apresentar sintomas maníacos. Entre em contato comigo com seu psiquiatra se sentir algum desses sintomas ou outros. fonte: passei direto

Esse remédio vicia?

A Venlafaxina não possui potencial de adição, mas devido aos efeitos noradrenérgicos a suspensão abrupta da medicação pode causar mal-estar. Sintomas como náuseas, dor de cabeça, irritabilidade, sensação de sintomas psiquiátricos retornando, entre outros, podem acontecer. Não pare de tomar o remédio se não for orientado em consulta médica.

O que fazer se precisar de ajuda?

Se por alguma razão você sentir intensificação dos sintomas ou efeito colateral, entre em contato com seu psiquiatra. Se for urgente, como extremo mal-estar, ideação suicida ou qualquer outra situação que não possa esperar uma consulta eletiva, vá ao pronto socorro imediatamente. Você ficou com mais dúvidas sobre o antidepressivo venlafaxina? Leia sobre transtornos depressivos aqui.

Doença de Parkinson causa psicose?

Para tentarmos responder se a doença de Parkinson causa psicose, é importante entender um pouco da doença. A doença de Parkinson idiopática vai muito além

Antidepressivo: Venlafaxina

O que é o antidepressivo venlafaxina? É um antidepressivo da classe inibidor seletivo de recaptação de serotonina e noradrenalina. A dosagem terapêutica vai de 75mg-300mg,

× AGENDAR CONSULTA